Nota oficial da FAB sobre incidente com VANT Hermes 450 da Base Aérea de Santa Maria


Publicado em 30/11/2012 por  em Brasil, Força Aérea Brasileira, Incidentes, Militar, VANT - UAV

O VANT Hermes 450 do Esquadrão Horus, visto na Base Aérea de Santa Maria. (Foto: Daniel Ito Isaia)
Havíamos divulgado anteriormente que o jornal Vale do Aço, através do jornalista Cláudio Humberto, informou que um dos dois Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) Hermes 450 da Força Aérea Brasileira(FAB) teria ficado completamente destruído após cair durante a decolagem da Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul. A FAB passou um e-mail para o Cavok Brasil informando que o divulgado por Cláudio Humberto não está correta, e que o VANT RQ-450 teve um problema no motor na decolagem, conseguindo retornar para pista, sofrendo pequenas avarias.
Ainda segundo a Nota Oficial da FAB, a aeronave fabricada em Israel, e que custa cerca de US$ 4,5 milhões, e operada pelo Esquadrão Hórus, na base em Santa Maria, passa tualmente por manutenção, mas não houve danos aos equipamentos eletrônicos a bordo. Os dois Hermes 450 foram adquiridos em setembro de 2010, através da Elbit Systems.
Segue a NOTA OFICIAL da FAB sobre o incidente:
Nota Oficial – Incidente com VANT
Ao contrário do publicado em alguns jornais, o Comando da Aeronáutica informa que não houve um acidente com perda total de um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) da Força Aérea Brasileira.
Na realidade, houve uma perda de potência do motor logo após a decolagem e o controlador, seguindo os procedimentos previstos no manual de operação, realizou o pouso da aeronave. Durante essa manobra, ocorreram algumas avarias estruturais.
O incidente ocorreu no dia 5 de novembro e a aeronave, modelo RQ-450, está em manutenção. Não houve nenhum dano aos equipamentos eletrônicos do VANT.
Vale salientar ainda que o segundo RQ-450 da FAB está em plenas condições operacionais e continua a realizar voos normalmente a partir da Base Aérea de Santa Maria (RS), sede do Esquadrão Hórus, o primeiro do país a operar aeronaves deste tipo.
Já o VANT baseado em São Miguel do Iguaçu (PR) é de propriedade da Polícia Federal.
Brasília, 30 de novembro de 2012
Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário