Plano De Voo Visual - VFR


(MODELO PLANO DE VOO DA IVAO)


Pessoal, devido a minha deficiência em relação ao VFR, estou pesquisanso mais a respeito, pois ja reprovei uma vez no exame teórico da IVAO. Tenho visto e sentido muita dificuldade em aprender a voar VFR, isso não só para pilotos virtuais como tambem para  controladores virtuais, porque sito os controladores?, porque várias vezes enviei plano de voo com regras VISUAIS e nunca foi me chamada a atenção sobre algum erro, quer dizer, estava crente que estava fazendo a coisa certa e não estava. Proponho uma discussão para abordamos o assunto e aprimorarmos o nosso conhecimento. 
Tentarei abordar o assunto "Plano de vôo" de modo direto, rápido e com um enfoque menos criterioso do que é usado na aviação real, porém de acordo com a realidade.

Principais deficiências que tenho notado:


* Altitude incompatível com a Regra de Vôo solicitada:
O piloto envia um plano de vôo VFR e solicita F090 como nível de vôo que manterá em cruzeiro. INCORRETO. Devemos nos lembrar de que níveis VFR válidos terminam em 5 e vão SOMENTE até o F145.
Devemos nos lembrar também de nossa rota em caso de vôo visual. Qual será o rumo magnético que manteremos? Se o rumo magnético da rota estiver entre 000° até 179°, níveis de vôo IMPARES devem ser usados. Por exemplo F055, F075, F095, F115, F135. Se o rumo magnético da rota estiver entre 180° e 359°, niveis PARES, exemplo: F045, F065, F085, F105, F125 e F145.


* Campo ROTA (Route) do plano de vôo incompleto ou INCORRETO.
-O piloto preenche o plano de vôo, constando aerodromo de saída, aerodromo de chegada, alternativa e deixa o campo ROTA em branco. Isso não pode acontecer! No caso do vôo VFR, o piloto deve ficar atento a ROTA planejada. Antes de qualquer vôo, fazemos um planejamento, (em breve será feito um video para explica sobre o planejamento) mesmo que simples, de qual será a proa a ser voada ou rota que pretendemos voar. Se o piloto planeja voar de aerodromo A para B em "linha reta" ou seja, DIRETO para o aerodromo de destino, no campo rota deve constar "DCT", que significa DireCT , ou direto em português. Não vale escrever "DIRETO", "DIRECT", " A DCT B " etc. Basta APENAS E SOMENTE "DCT". APENAS isto.
-Quer voar direto para um radio-balizador ou pretende seguir direto para um fixo? DCT FIXO. Exemplo: "DCT STN" (Direto Santana); "DCT CELSO" (direto fixo Celso). Pronto. Você definiu que voa Até aquele ponto e depois daquele ponto, segue direto para o seu destino. Não precisa de MAIS NADA. NUNCA ESCREVA PALAVRAS, por exemplo: "voar direto santana" ou "voo direto para o ndb x". Não existe isto!
-Quer treinar toque arremetida (treinar pouso e decolagem) em um determinado aerodromo ? Utilize a sigla "TGL" (Touch and go Landing). JAMAIS ESCREVA "Toque arremetida" ou "Efetuarei toque arremetida", lembre-se isto não é uma comunicação informal!
-Devemos informar carta de saída e chegada no plano de vôo? Não! Isto existe na europa, nos EUA e em outros lugares também, mas no Brasil, não. O controlador é quem tem o encargo de definir sua saída e sua chegada na TMA. Não se preocupe em informar isto. Caso deseje efetuar uma saída ou uma chegada distinta, solicite ao controlador. Portanto, se deseja voar IFR, em alguma aerovia, coloque apenas a aerovia ou o fixo que irá interceptar nesta aerovia. Exemplo: "UW24" ou "APIT UW24".
- Quer voar nos corredores visuais da TMA (se esta TMA tiver corredores), expecifique quais no campo rota. Exemplo: "PORTAO2 ALPHA BRAVO MIKE".
(O portão é o ingresso nos corredores e esta especificado nas cartas de corredores visuais).
-Não quer voar DCT nem por aerovia? Expecifique a rota, o controlador precisa saber. Se você deseja voar, por exemplo, de Campinas para Jundiai com sobrevôo em sorocaba, coloque isto no campo ROUTE! Exemplo: "SCB DCT". Simples. Você informou o primeiro "waypoint", sorocaba, em seguida, colocou "DCT", vôo direto para o seu destino. Não precisa colocar SDJD (ICAO de Jundiai no plano), já esta claro que se após SCB vc voará DCT, o seu destino só poderá ser Jundiaí.
-Coloco cóigo ICAO no campo "rota"? Não! A não ser que você queira usar algum outro aerodromo como waypoint em seu plano. Por exemplo, você quer, ao invez de bloquear SCB, bloquear o aerodromo de Sorocaba. Então: "SDCO DCT" no campo rota. Isto não é muito comum ou usual, mas você pode utilizar, caso queira.
- Colocar barras ( / ) entre os waypoints. Exemplo: "DCT/RDE/CELSO/RPR". ISSO NÃO EXISTE! Pelo menos, desconheço o uso disto na aviação real. Fique atento, baste colocar um espaço. Só usamos a barra numa eventual mudança de altitude que desejemos informar no plano. Por exemplo: "UW10 GOI N0170/F090 BRS". Isto significa que, sobre o waypoint GOI, a velocidade será de 170 nós e voaremos no Nivel de vôo 090. Atenção, a BARRA só se usa neste caso mostrado acima! Não use barra, nem traço nem ponto para separar waypoint. APENAS O ESPAÇAMENTO É O SUFICIENTE! Exemplo: "UW55 AAQ GRADE".

*AERODROMO DE ALTERNATIVA AUSENTE NO PLANO
- O piloto preenche o plano corretamente, porém, esquece de especificar o aerodromo de alternativa "ALTN". É essencial o preenchimento deste campo, seja qual for a regra de vôo por você utilizada. O aerodromo de alternativa, fornece a informação ao controlador de que, caso você não consiga pousar no destino solicitado no plano de vôo, o aerodromo que você seguirá, será o expecificado na alternativa. Plano de vôo IFR? Aerodromo de alternativa que opere IFR. Plano de vôo VFR? Aerodromo de alternativa pode operar tanto VFR quanto IFR. Plano de vôo VFR noturno ? Aerodromo de alternativa IFR.
Normalmente, na aviação real, nos certificamos das operações IFR/noturno etc, através do ROTAER. Para nossos vôos virtuais, você pode consultar o google. Digite "wikipedia ICAO". Por exemplo: "wikipedia SBSP" ou procure alguma fonte confiável. DICA: Aerodromos que tem código ICAO iniciado por SB (No caso do Brasil), possuem estação de telecomunicação e GERALMENTE operam IFR e noturno, por possuir balizamento noturno.

*AERODROMO DE DESTINO INCOMPATIVEL COM A REGRA DE VÔO.
- O piloto envia um plano de vôo IFR para uma localidade que não recebe este tipo de vôo. Vale a dica dada acima. Procure uma fonte confiável p/ certificar-se de que o aerodromo recebe vôo IFR. Atenção a isto, é muito importante! Não poderas voar IFR p/ SWNV, por exemplo. Evite o "mico", não solicite um plano de vôo IFR p/ uma localidade que não o receba!

*CAMPO "REMARKS" COM EXCESSO DE INFORMAÇÕES
- O piloto preenche o campo "remarks" do PLN com informações demais. Apesar disto não ser tão importante em nosso meio virtual, segue um conselho para quem queira seguir o que é feito na aviação real. Este campo, colocamos apenas informações como ultimo aerodromo de decolagem e o operador da aeronave. Se a nossa ultima decolagem foi de Goiânia, e atualmente estamos em Brasília, e o operador da aeronave é um taxi aereo, eis um exemplo: "FROM/SBGO OPR/TAXI AÉREO FULANO DE TAL". Basicamente isto. Se o proprietário da aeronave é o proprio operador, o nome do proprietario deve ser colocado. Muita gente coloca um excesso de informações que não são necessárias. Apesar disto não atrapalhar diretamente o trabalho do controlador, vale a dica para quem quer ficar mais próximo da realidade. Obs: Neste campo vale usar a "/" .

Por enquanto é só pessoal. Vamos discutir os erros comuns por aqui. Conhece um erro ? Relate aqui! Não cite nomes nem identificação alguma de usuário. Isto será censurado por mim. O objetivo não é apontar os usuários e sim os ERROS MAIS FREQUENTES.

Sugiro que os controladores indiquem este tópico a qualquer piloto que se enquadre em algum erro citado aqui e que esteja voando on-line. Assim poderemos poupar tempo e ajudar nossos companheiros de rede a obter uma melhor qualificação.

Abraços!

Retirado do Forum Da Vatsim BR
Autor: Paranhos

CRÉDITOS: http://fs2004vfr.blogspot.com.br

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