UM POUQUINHO DE INFORMAÇÃO PARA ESTUDAR
Os espaços aéreos controlados dividem-se assim de dentro para fora.
ATZ - ou Zona de tráfego de aeródromo - Espaço aéreo controlado pela torre de controle TWR. É a área em que os controladores na torre de controle do aeródromo têm contato visual com a aeronave em procedimento visual (VFR) de pouso e decolagem.
CTR - ou Zona de controle - Espaço aéreo controlado cujo principl objetivo é proteger aeronaves em pouso ou decolagem por instrumentos (IFR). Geralmente os aeródromos que tem CTR não tem ATZ, porém os procedimentos de pouso e decolagem continuam sendo controlados pela torre de controle TWR. O CTR é provido de controle de aproximação APP ( fase do vôo que executa as cartas SID/STAR ) que opera em freqüência própria porém em conjunto com a TWR.
TMA - ou Área de aproximação terminal - Área controlada situadas em regiões onde existem uma grande densidade de tráfego aeŕeo. Geralmente situadas ao redor de aeroportos importantes esta área destina-se a controlar os procedimentos de aproximação por instrumentos.
CTA ou Área de controle inferior - Área controlada onde se situam-se Aerovias Inferiores e outros espaços comprendidos no espaço aéreo inferior.
UTA ou Àrea de controle superior - Área controlada onde situam-se Aerovias Superiores e outros espaços comprendidos no espaço aéreo superior.
CTR ou Área de controle superior responsável por monitorar o tráfego em rota em cada região de controle do País FIR.
FIR são cinco áreas no Brasil sendo, Curitiba, Brasilia, Amazônica, Recife, Atlantico
CRÉDITOS: BrigadeiroHofmann KAF-0172
Nenhum comentário:
Postar um comentário