Asas Antárticas


Publicado em 31/10/2012 por  em Brasil, Força Aérea Brasileira, Militar

Uma aeronave C-130 Hercules do 1° GTT repousa no ambiente antártico. (Foto: Oswaldo Claro Jr. / Cavok)
Oswaldo Claro, fotógrafo, carioca e rubro-negro, prazer em conhecê-los. No final desse artigo, tem um pouco mais sobre mim, mas, por ora, isso basta. Agora que já somos velhos amigos de infância (ou quase), vamos ao que interessa: o Asas Antárticas. Acompanhe conosco aqui no Cavok sobre o projeto que começou há exatos três anos.
Vez por outra, nos deparamos com aquela velha pergunta: de onde surgiu tal ideia? Pois o Asas nasceu a uns três anos, em outubro de 2009, para ser mais preciso. Foi quando retornei de uma missão na Antártica com o Esquadrão Gordo, da Força Aérea Brasileira. Pausa rápida para esclarecer alguns fatos que, infelizmente, poucos sabem.



O Brasil possui um programa de pesquisas científicas na região antártica desde 1982, o Proantar, através de uma base – Estação Antártica Comandante Ferraz(EACF), ou, simplesmente, Ferraz – instalada em definitivo em 1984 na Ilha Rei George (aos curiosos de plantâo, eis as coordenadas: -62.0865, -58.3932). Até o início de 2012, quando ocorreu o incêndio que destruiu cerca de 70% de sua área construída, ela era capaz de abrigar até 60 pessoas. Durante o verão, entre novembro e março, a Marinha mantém dois navios de pesquisa próximos à estação servindo de apoio. Durante o inverno, compreendendo os demais meses do ano, aquele apoio fica por conta da FAB, que realiza lançamentos de carga sobre Ferraz, pois não há espaço para a construção de uma pista onde encontra-se a estação brasileira. O Chile também presta auxílio, disponibilizando o aeródromo de sua principal estação, Base Eduardo Frei Montalva, localizada a uns quinze minutos de vôo de Ferraz, para as operações aéreas brasileiras (mais uma vez: -62.2, -58.964167).
Bem, depois desse “intensivão”, acho que já deu para todos terem uma ideia do quadro completo. Então, prosseguindo com a história do projeto, após retornar da última missão de inverno de 2009, quando estava fotografando o Esquadrão Gordo para o livro sobre eles que lançaria no ano seguinte, comecei a receber sinais de que aquela missão, por si só, renderia algo mais. “Como assim você foi à Antártica?”, foi o que mais ouvi, seguido de “Mas vocês pousam no gelo?” e, por último, o inevitável “Você é louco!”. Ok, talvez a última frase tenha algum fundo de verdade, mas bobo eu não sou e não demorei a perceber que, não só a missão antártica tinha um tremendo potencial, como a tarefa não seria apenas para um, ou sequer dois. Teria de ser uma equipe.
Desde então, a ideia ficou cozinhando na minha cabeça, paralelo à execução de outros trabalhos. Finalmente, em 2011, resolvi que o Asas Antárticas – não, o nome não era esse na época, aliás, nem nome tinha – já estava no ponto certo, e podia começar a enviar os convites aos interessados. Hoje somos seis pessoas – três profissionais da área de audiovisual, uma produtora, um designer gráfico, além de mim, claro – envolvidas na produção de um livro fotográfico e um documentário sobre o que o Brasil faz, literalmente, no fim do mundo. O lançamento será em agosto de 2013, mas se você não quiser esperar até lá ou gosta de bisbilhotar o projeto alheio, então seja bem-vindo, pois poderá acompanhar a produção aqui mesmo, nessa coluna no Cavok Brasil, ou na fanpage Asas Antárticas no Facebook, onde estarão reunidos fotos, vídeos e texto sobre tudo que não aparecerá no livro ou documentário.
Portanto, já temos encontro marcado na próxima coluna em novembro, quando contarei um pouco mais sobre a minha primeira missão em 2009 – ou a qualquer momento em nossa fanpage.
Oswaldo Claro Jr. é carioca nascido em Botafogo, mas torcedor do Flamengo, fotógrafo especializado em aviação militar, já tendo publicado trabalhos em livros como os dois esquadrões de Hercules da FAB – 1°/1° GT e 1° GTT – , unidades de helicópteros, caças, além de acompanhar profissionalmente desde 2007 a Esquadrilha da Fumaça, uma de suas grandes paixões. Sua fotografia, fortemente influenciada pelo linguagem cinematográfica, busca privilegiar o movimento, convidando o público a mergulhar na ação. Para conhecer mais sobre seu trabalho, visite sua página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário