Fumaça na Esplanada


Circuito Cívico - Fumaça verde e amarela na Esplanada dos Ministérios no Dia da Independência

O céu da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ficou colorido neste 7 de setembro. Além das cores da Bandeira Nacional presentes nos aviões T-27 da Esquadrilha, a fumaça soltada pelas aeronaves também homenageou nossa Pátria, nas cores verde, amarela, azul e branca.
Os 190 anos de independência do Brasil foram marcados com um belo desfile cívico-militar e a participação da Esquadrilha iniciou com duas passagens sobre a Esplanada,  logo após ser executado o Hino Nacional, ocasião em que o público pôde ver a fumaça colorida. Em seguida, os aviões pousaram na Base Aérea de Brasília e, às 11h, decolaram novamente para uma demonstração completa, na presença de mais de 40 mil pessoas.
Para ganhar cor, é adicionado um corante ao óleo de fumaça. Contudo, essa ação é realizada apenas em ocasiões especiais, já que o corante pode tingir os aviões se ficarem muito tempo em contato. Por isso, as aeronaves são lavadas imediatamente após o pouso. Num rápido trabalho realizado pelos mecânicos da Esquadrilha, auxiliados por militares da Base Aérea, em 30 minutos os Tucanos já estavam prontos para decolarem rumo a mais uma demonstração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário