FAB realiza primeiro treinamento noturno de simulação de combate durante o exercício SABRE II

Publicado em 07/09/2012  por Fernando Valduga em Brasil, Força Aérea Brasileira, Militar, Operações Militares

Um caça Mirage F-2000C do 1° GDA parte com pós-combustão para uma missão siimulada de combate noturno durante o EXOP SABRE II em Anápolis. (Foto: Sgt. Bruno / III FAE)
Força Aérea Brasileira (FAB) realizou pela primeira vez um treinamento noturno de simulação de combate. A missão ocorreu (5/9) durante o Exercício Sabre II e envolveu mais de vinte aeronaves. As esquadrilhas eram compostas por caças Mirage 2000-C, F-5 Tiger, A-1 e A-29 Super Tucano. O treinamento inédito também envolveu aviões radar R-99 e E-99.

Um caça AMX A-1 chega para pouso após uma missão noturna durante o SABRE II. (Foto: Sgt. Bruno / III FAE)
O Exercício Sabre II reuniu durante dez dias cerca de 60 aeronaves na Base Aérea de Anápolis (GO). A operação é realizada em um cenário composto por dois países: Veritas, país amigo, e Araguaia, que representa as forças inimigas. A missão de Veritas é tomar o controle do ar sobre Araguaia.
Para cumprir esse objetivo, as aeronaves aliadas têm que cumprir diversas missões de ataque e reconhecimento. Durante o treinamento noturno, os caças da FAB realizaram ataques simulados com bombas guiadas a laser utilizando óculos de visão noturna.

Um pacote composto por dois caças F-5EM e dois Mirage F-2000C se prepara para decolar da Base Aérea de Anápolis. (Foto: Sgt. Bruno / III FAE)
Para o Brigadeiro do Ar Paulo Erico Santos de Oliveira, Comandante da Terceira Força Aérea (III FAE), o exercício Sabre II é uma oportunidade de reunir todas as unidades de caça, reconhecimento e controle e alarme em voo da FAB. “O vôo noturno é o coroamento desse exercício. Esse tipo de missão potencializa nossa capacidade de combate”, disse.
O Sabre é um exercício genuinamente nacional, em que é possível treinar dentro da realidade brasileira. As missões de ataque e destruição dos alvos inimigos trazem treinamento integral para pilotos, controladores e aqueles que fazem o planejamento das missões. É também uma oportunidade de pilotos mais jovens terem contato com os mais experientes.
CRÉDITOS: CAVOK BRASIL

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