Airbus revela sua visão ‘Smarter Skies’ para 2050


Publicado em 06/09/2012 por  em ComercialTecnologia
A Airbus apresentou novidades de seu projeto Smarter Skies e do seu Concept Plane.
A fabricante mundial de aviões Airbus anunciou hoje a última parcela do Future by Airbus, sua visão da aviação sustentável em 2050 e além. Pela primeira vez, a visão olha além do design das aeronaves para como o avião é operado tanto em terra e no ar, a fim de atender ao crescimento esperado no tráfego aéreo de uma forma sustentável.
O conceito final do Smarter Skies da Airbus.


Charles Champion, Vice-Presidente Executivo de Engenharia da Airbus, disse: “Nossos engenheiros são continuamente incentivados a pensar muito e chegar a ‘disruptivas’ idéias que irão ajudar nossa indústria no cumprimento das metas de 2050 que nós nos comprometemos. Estas e outras difíceis metas ambientais somente serão realizadas por uma combinação de investimento em design inteligente de aeronaves e otimização do ambiente em que a aeronave opera. É por isso que a nossa última parte do conceito “Future by Airbus Smarter Skies” se concentra não apenas em o que voar, mas como podemos voar em 2050 e além.”
Já hoje, se o sistema de Gestão de Tráfego Aéreo (ATM) e a tecnologia a bordo da aeronave foram otimizados, a Airbus pesquisa com base em pesquisas recentes que sugerem que os voos na Europa e nos EUA poderiam ser, em média, cerca de 13 minutos mais curtos, e os vôos em outras partes o mundo poderiam ser mais curto também. Assumindo que existam cerca de 30 milhões de voos por ano, poderíamos economizar cerca de 9 milhões de toneladas de excesso de combustível por ano, o que equivale a evitar mais de 28 milhões de toneladas de emissões de CO2 e uma economia de 5 milhões de horas de vôo em excesso. Adicione a isso o projeto de novas aeronaves, fontes alternativas de energia e novas formas de voar e você pode ver melhorias ainda mais significativas.
O futuro pela Airbus concentra-se apenas nisso e a visão Smarter Skies consiste em cinco conceitos que poderiam ser implementados através de todas as fases de operação de uma aeronave para reduzir os resíduos no sistema (resíduos no tempo, os resíduos de combustível, e redução de CO2). Os conceitos são os seguintes:
Aeronave decola numa contínua “subida ecológica”
A decolagem seria direto para o nível de cruzeiro.
  • Aeronaves lançadas através de decolagens assistidas usando energia renovável, aceleração propelida, permitindo subidas mais íngremes a partir de aeroportos para minimizar o ruído e alcançar altitudes de cruzeiro eficientes mais rapidamente.
  • Enquanto o espaço torna-se um prêmio e as mega-cidades tornam-se uma realidade, esta abordagem pode também minimizar o uso do solo, quando pistas mais curtas poderiam ser utilizadas.
Aeronave em vôo livre e em formação ao longo de “aerovias expressas”
A aeronave poderia voar livremente e em formação em aerovias expressas.
  • Aeronaves altamente inteligentes seriam capazes de “auto-organizar” e selecionas as rotas mais eficientes e ambientalmente amigáveis (“vôo livre”), fazendo a melhor utilização do tempo e das condições atmosféricas.
  • Rotas de alta freqüência também permitiriam que as aeronaves se beneficiassem de voos em formação durante o voo de cruzeiro, como pássaros, trazendo melhorias de eficiência, devido à redução do arrasto e menor uso de energia.
Baixo ruído, aproximações e pousos com livres ângulos de planeio
A aeronave poderia reduzir o tempo nas aproximações e pousar mais rapidamente. (Foto: Airbus)
  • Aeronaves terão permissão de efetuar aproximações com ângulos de planeio livres em aeroportos que reduziriam as emissões durante todo processo de descida e reduziria o ruído durante a aproximação mais acentuada já que não há necessidade de potência do motor ou quebra do ar.
  • Estas aproximações irão também reduzir a velocidade do pouso mais cedo podendo reduzir as distâncias de pouso possíveis (menos necessidade de pista).
Baixas emissões nas operações terrestres
As operações no solo seriam mais eco-eficientes com veículos movidos a energia renovável.
  • Nos pousos os motores das aeronaves poderiam ser desligados mais cedo e as pistas liberadas mais rapidamente, e as emissões de CO2 dos veículos de apoio no solo poderiam ser cortadas.
  • A tecnologia poderia otimizar a posição de uma aeronave no pouso com precisão suficiente para um carro de apoio autônomo alimentado por energia renovável possa estar pronto, e assim poderia transportar a aeronave na pista de forma mais rápida, otimizando o espaço do terminal, e removendo a aeronave da pista e levando até o portão de embarque e desembarque.
Potencializando futuras aeronaves e infra-estrutura
A aeronave e infra-estrutura seria melhorada.
  • O uso de biocombustíveis sustentáveis e outras potenciais fontes alternativas de energia (tais como eletricidade, hidrogênio, solar, etc) será necessária para garantir o abastecimento e reduzir ainda mais o impacto ambiental da aviação a longo prazo. Isso permitirá uma extensa introdução de energias renováveis de fontes regionais para os aeroportos, alimentando tanto as aeronaves como as necessidades de infra-estrutura de forma sustentável.
A Airbus já está trabalhando numa série de soluções inovadoras atualmente para enfrentar os desafios da aviação sustentável no futuro, seja no desenvolvimento e utilização de combustíveis alternativos, no investimento no design de aeronaves, ou no apoio a ATMs mais eficientes. A Airbus também é um dos principais participantes dos programas NextGen e SESAR – que buscam melhorar o desempenho do sistema ATM através de um melhor uso das capacidades das aeronaves, de mudanças na infra-estrutura e na organização. Esses novos recursos são projetados para reduzir o congestionamento do tráfego e os atrasos, permitirão rotas mais diretas, melhores perfis de vôo, e deve ajudar a reduzir o custo dos serviços de navegação aérea por meio de comunicações e tecnologias avançadas.
Clique nos infográficos para ampliar.
“Nós sabemos que as pessoas querem voar mais no futuro e nossas previsões apoiam isso. Sabemos também que elas não querem voar a qualquer custo”, disse Charles Champion. Nosso foco na Airbus é em atender este crescimento contínuo da demanda, mantendo o passageiro, nossos clientes e o meio ambiente no centro do nosso pensamento. O futuro da aviação sustentável é a soma de muitas partes e o sucesso vai exigir a colaboração entre todas as partes que são apaixonados por garantir uma perspectiva de sucesso para a aviação.”
Para mais informações sobre o Future by Airbus visite www.thefuturebyairbus.com

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