No dia 18 de Outubro de 2011, decolava de Toulouse, França, o primeiro ATR 72-600 que operará Américas. De matrícula PR-ATR, seguiu viagem até o Aeroporto de Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Com um pernoite programado, passou-se o primeiro dia do traslado do mais novo avião da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
Dia 19 de Outubro de 2011. O símbolo de uma nova era dos Turbo-hélices decola do Aeroporto de Lanzarote com destino a Recife, com escala programada no Aeroporto Internacional Praia, em Cabo Verde. Após parada na Ilha de Santiago, o ATR 72-600 da Azul chega a Recife e, já em solo brasileiro, inicia seu repouso.
Manhã do dia 20 de Outubro de 2011. Decolava com destino a Confins, Belo Horizonte, aquele que será usado pela Azul no transporte regional de passageiros, partindo de Campinas, sendo a referida companhia a pioneira na operação desses modernos turboélices.
Meio dia e meia do dia 20 de Outubro de 2011. Dois entusiastas e apaixonados pela Azul almoçam no Aeroporto Internacional de Confins. Sendo chamados às pressas por William Lara, da Assessoria de Imprensa da Azul, ambos vão correndo para a sala da INFRAERO obter as credenciais necessárias para o acesso ao pátio. Tudo foi feito muito rapidamente e, após cinco minutos, estavam todos dentro de uma van, sendo conduzidos pelas entranhas do aeroporto até o pátio de aviação geral.
Mesmo sem nada dizer, estavam ansiosos e felizes com o que aconteceria em breve. Desceram eles do transporte e, logo puseram-se a ligar as câmeras, a abrir os blocos de notas e, a observar atentamente as aeronaves em aproximação.
Meio dia e cinquenta minutos do dia 20 de Outubro de 2011. Eis que um som diferente surge no horizonte. Todos correm, apontam suas câmeras, ajustam o foco, conferem se as canetas realmente escrevem… ainda sem nada ver, mas com tudo a se ouvir, ansiosos, os segundos parecem passar mais devagar.
Como uma surpresa agradável que é dada a uma criança no dia de seu aniversário, surge a poucos metros do chão o primeiro ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, às doze horas e cinquenta e um minutos. Com um forte vento de través causado pelo sistema de alta pressão a Norte de Confins e por decorrência da aproximação frontal que era esperada nas próximas horas, as asas do ATR pareceram dançar ao vento. Com muita destreza, o toque suave. Com habilidade, o acionamento dos reversores. Com firmeza, a desaceleração. Com alegria, a comemoração: havia chegado, havia chegado, caro leitor, o primeiro turboélice da série 600 da ATR a operar nas américas.
De acordo com a fabricante, em sua página na internet, o ATR -600 traz capacidade operacional nova para a família ATR através de excelente desempenho na decolagem em pistas curtas, carga máxima aumentada, redução dos custos de manutençã, cabine redesenhada e mais recente tecnologia de aviônicos. A Série ATR -600 goza das últimas inovações em um cockpit simplificado com funções integradas e avançadas de displays de LCD, reforço da segurança, manuseio melhorado para pilotos, dentre outros recursos.
Víamos ao longe um ônibus da INFRAERO. A cada segundo, ele ficava mais perto nós e, sentíamos que já estávamos longe do ATR. Todos embarcados, iniciamos nosso retorno até o saguão do aeroporto. Ao longe, um avião que representa não somente alguns milhões de dólares. O ATR 72-600 da Azul marca um fato histórico. A primeira companhia aérea de transporte aéreo regular das Américas a voar o ATR 72-600 é brasileira, é da cor do céu, é Azul.
A todos os que estavam presentes na quinta-feira, fica um sentimento de satisfação em fazer parte da história. Fica a alegria de poder acompanhar a chegada de um avião que marcará a empresa aérea mais inovadora em operação na América, que é sinônimo de qualidade e respeito ao cliente e tripulante. Estar em Confins, recebendo o ATR 72-600 da Azul não foi somente mais um evento que o PlusAviation cobriu. Estar lá foi uma honra que foi proporcionada por apaixonados por aviação que, sensivelmente, nos deram essa oportunidade. Quero aqui deixar meu agradecimento ao Panda, ao William Lara, à Carolina Constantino, à Flávia Mesquita e a todos os que nos apoiaram neste dia.
Muito mais que realizar a compra de um novo avião, a Azul demonstra real interesse em satisfazer o cliente, conquistando cada vez mais espaço no mercado. Hoje, sendo a terceira maior companhia aérea em operação no Brasil, com menos de três anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras faz história novamente com a compra do ATR 72-600. Aos clientes que serão transportados, fica a certeza da satisfação pela escolha da Azul, afinal de contas,só a Azul é você lá em cima!
Créditos: Danilo Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário