SHOW AÉREO: “Portões Abertos” em Recife leva milhares de pessoas a Base Aérea

Vista geral da Base Aérea de Recife no seu tradicional Portões Abertos. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)
O forte calor de mais de 35º, aliado a um belo céu azul, pra muitos era a receita perfeita para lotar as praias do litoral pernambucano, porém neste Sábado(17) a praia ficou de lado pra muita gente. Enfim, depois de muitos anos sem um grande evento de “Portões Abertos” a BARF (Base Aérea do Recife) voltava a realizar um evento desse porte.

Panorâmica que mostra o público presente na Base Aérea de Recife. (Foto: Danilo França / Cavok)
Exposições estáticas, visitação a aeronaves, estandes variados, saltos de paraqueda, apresentação daEsquadrilha da Fumaça e voos panorâmicos, na expectativa de todas essas atrações mais de 20 mil pessoas circularam durante todo dia pela base aérea.
Durante todo o dia a fila pra entrar no C-130 foi grande. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)

A programação teve início às 09:00 horas horário local, mas antes disso as pessoas já chegavam em bom número, muitos trazendo um quilo de alimento não perecível destinado a doação, cada pessoa que assim o fizesse concorreria a vários voos panorâmicos sobre o litoral norte de Pernambuco, a bordo do Embraer C-97 Brasília do 2º Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA).
As diversas aeronaves da Força Aérea Brasileira que estiveram presentes no evento dos Portões Abertos da Base Aérea do Recife. (Fotos: Danilo França / Cavok)
Como toda boa festa nordestina, não poderia ficar sem forró, e durante toda a festa as atrações musicais dividiram as atenções com os paraquedistas que já realizavam saltos, com as aeronaves estáticas expostas e com estandes variados desde miniaturas de aeronaves até carros de luxo.
Durante todo o dia vários saltos foram executados.
Na exposição estáticas estavam as aeronaves A-1, F-5EM, um helicóptero Esquilo, dois C-130 Hercules, C-95B Bandeirante, C-97 Brasilia do 2° ETA, C-98 Caravan, o C-99, um  R-35A Learjet do 1°/6° GAV (Esquadrão Carcará), e o P-3AM Orion do Esquadrão Orungan.
Quando os números do sorteio do voo panorâmico eram anunciados, não era raro ver pessoas pulando, gritando e alguns até chorando, pois muitos nunca haviam tido a oportunidade de voar em suas vidas, e foi uma dessas histórias que acompanhamos.
Luis Carlos, de 33 anos é um recifense que nunca havia voado em sua vida, foi ao evento a pedido do filho Luis Henrique, de 8 anos. “Quando ouvi meu número pulei que parecia uma criança, quase não acreditei, era um sonho que eu queria realizar e ainda não tinha como, e agora a Força Aérea Brasileira me proporciona isso e junto com meu filho.”
Luis Carlos e seu filho junto com a tripulação do EMB-120 Brasília. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)
Durante o voo Luis Carlos e seu filho eram só alegria, desfrutando das belas paisagens que o voo a baixa altitude proporcionava. Ao final do voo ele definiu a experiência da seguinte maneira: “Gostei muito, estou emocionado, afinal eu vim para uma tarde de lazer e estou saindo daqui com um sonho realizado junto com meu filho”.
Felicidade total durante todo o voo. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)
O voo em baixa altitude proporcionou a vista de belas paisagens. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)
Às 02:00 horas horário local era hora de uma das atrações mais esperadas, o EDA acionava seus motores para aquela que deve ser a última apresentação em Recife usando os T-27 (serão substituidos pelos T-29, saiba mais). Ao contrário de outros anos, o eixo das manobras dessa vez não era a orla de boa viagem, mas sim a pista do movimentado Aeroporto dos Guararapes, o que exigiu dos organizadores uma ação conjunta com o controle de tráfego e companhias aéreas.
O eixo de manobras deste ano foi a pista principal do Aeroporto dos Guararapes. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)
O EDA executa a manobra conhecida como “DNA”. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)
O movimento comercial no Aeroporto dos Guararapes não foi afetado. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)
Como de praxe, as manobras realizadas arrancaram aplausos do público, que permanecia firme mesmo com o intenso calor, alguns observaram de dentro dos hangares, aproveitando um pouco de sombra.
 
A Esquadrilha da Fumaça demonstrou toda perícia dos pilotos da FAB. (Fotos: Danilo França e Wagner Damasio / Cavok)
Ao fim do dia, o sorriso no rosto de cada oficial que participou da organização refletia aquilo que todos que passaram por ali sabiam, o evento foi um sucesso, O Comandante da BARF, Cel. Prata definiu da seguinte maneira “Fica o sentimento de alegria e dever cumprido, mesmo antes do final do evento as pessoas já nos paravam para nos dar os parabéns pelo evento, muitos já questionando quando será o próximo, pedindo que todo ano seja realizado. Nosso propósito era aproximar a comunidade e a Força Aérea e acho que conseguimos.”
O Tenente Coronel Esteves, o Fumaça #1, se despede do público em Recife, já que em dezembro ele deixa o Esquadrão de Demonstração Aérea, passando a função de líder para o Coronel Gobett. (Foto: Danilo França / Cavok)
Os pilotos e anjos da guarda da Esquadrilha da Fumaça junto ao Major Brigadeiro Pinto Machado, Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR). (Foto: Danilo França / Cavok)
Famílias inteiras visitaram a Base Aerea do Recife. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)
As crianças puderam ver de perto as aeronaves da FAB. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)

Nenhum comentário:

Postar um comentário