Apartamento de Longitudes


Olá amigos leitores, aqui hoje apresento para os Srs. o famoso Apartamento de Longitudes que deve ser muito bem entendido principalmente por estudantes do curso de Piloto Privado visto que sua aplicação é essencial em planejamento de voo VFR e IFR.


A foto acima apresenta uma carta WAC onde temos o detalhamento do terreno com muitas informações importantes. Nesta postagem dedicarei atenção especial aos paralelos e meridianos que são apresentadas na WAC como linhas graduadas na vertical e horizontal. Com atenção especial para a quadricula que contém o triângulo laranja.


A expressão Apartamento de longitudes refere-se ao fato das escalas de longitudes lidas nas linhas horizontais que são os paralelos sofrerem uma severa deformação de escala em função da maior ou menor latitude considerada.
A deformação das longitudes é absolutamente normal uma vez que nosso planeta é de formato quase esférico então o círculo paralelo máximo é a linha do Equador ( cintura do planeta) onde seu perímetro tem 21600 milhas náuticas correspondente a uma volta completa de 360°. Se dividirmos 21600nm/360° obteremos a distância correspondente a 1° que é de 60nm. Muito bem, esta é a escalas marcada nas cartas WAC sobre os meridianos e paralelos.
Observe atentamente o triângulo laranja e constate que as marcações tanto nos paralelos como nos meridianos tem 60 risquinhos graduados de 10 em 10 e 5 em 5 nm totalizando 60 nm tanto na vertical como na horizontal. Check também que o meridiano ( vertical) é maior que o paralelo (horizontal).
Tudo perfeito !!! Absoluto engano cometido por muitos, inclusive profissionais extremamente qualificados erram aqui...cuidado!!!
Entenda que o paralelo é a cintura do planeta e no Equador na Latitude 0° é que a escala das longitudes desenhada em cima do paralelo vale realmente 60 nm para cada grau. Agora...baixe as calças do planeta Terra e leve a cintura (cinta) ao paralelo S 30°00' sobre Porto Alegre e o que acontece com a cinta....fica sobrando pois aqui no paralelo S30°00' a Terra é menos gordinha e para que ajustemos esta cinta é necessário aperta-la ao máximo.
Como posso determinar o máximo aperto da cinta (meridiano)? Com uma simples conta do coseno da latitude. Veja S 30°00' cos = 0,866 então é só multiplicar por 60 = 51,92nm que corresponde a medida da distância de 1° Grau a ser voado nesta latitude. Check a distância do balão verde para o amarelo na horizontal na direita da WAC.
Pondo em prática você deve medir as distâncias de longitude (horizontais) com uma régua ou escala triângular e transferir a leitura de escala para o meridiano ( vertical) assim nunca você vai errar sua rota nas longitudes como tenho visto muitos cometerem este erro. Lembrem-se quanto maior a latitude maior será o "Apartamento de Longitudes" ou seja a redução de seu valor. Voar em latitudes altas exige conhecimento e preparo. Se tiveres interesse em conhecer mais sobre altas latitudes veja esta postagem da prostituta de oito pernas. http://diariodebordohofmann.blogspot.com.br/2011/01/pressao-umidade-temperatura-altitude.html
Aproveitando que temos a WAC na tela, gostaria de lembrar que a indicação de altitude máxima do terreno indica (2³) 2300 feet nesta quadricula incorpora neste valor o erro máximo vertical de altitude do solo, porém não inclui elevação de obstáculos verticais como torres e antenas, então observe o seu plano de voo.
Até a próxima postagem. Aulas on line IFR, VFR e muito mais visite http://diariodebordohofmann.blogspot.com.br/p/evah-escola-de-aviacao-virtual-hofmann.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário