19 CÁLCULOS BÁSICOS DE VÔO


CÁLCULOS UNIDADES 

1 COMBUSTÍVEL LIBRAS/litros/kg
EX; 17+17+60 + 13 + 60 + 30 + 30 227 MIN -( 3 * 60) = 3:47 horas MÉTODO: FÓRMULA: A+B+10%+ALTERN+0:30MIN+RESERVA 
EX: 3:47horas 3,78horas decimal * 1200lbs/hora = 4536 lbs TODA FÓRMULA EM TEMPO DECORRIDO PORTANTO PRECISAMOS SABER QUANTO TEMPO DE VOO PARA CADA ETAPA 
EX; caminhão tanque 5000 l * 0,804 = 4020 kg * 2,2046 = 8862,49 lbs TEMPO*CONSUMO POR HORA= LBS//GAL 


2 DISTÂNCIA MILHAS NAUTICAS 
SCEL origem S 33:22:00 W 70:47:00 MÉTODO: UTILIZAR AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS DA ORIGEM E DO DESTINO E CÁLCULAR DIFERENÇA DE LATITUDE E DIFERENÇA DE LONGITUDE 
SCIR destino S 33:40:00 W 78:59:00 
DLA 00:18:00 DLO 08:12:00 
NM SUL 18 NM W 492 MÉTODO: MODIFICAR A DISTANCIA DE GRAUS PARA MILHAS MULTIPLICANDO SEUS VALORES POR 60NM 
MÉDIA 40+22=(62/2) = 31 33:31:00 33,51 COS33,51 ( 0,833 * 492) = 409,83NM APLICAR FÓRMULA DE APARTAMENTO DE MERIDIANOS (DIFERENÇA DE LONGITUDE* COS LATITUDE MÉDIA) NA DISTANCIA DE DLO 
DISTÂNCIA √409,83²+18² = 410,25 NM APLICAR FÓRMULA DE PITÁGORAS (DIST²= √ A²+B² ) 

3 CURSO GRAUS VERDADEIROS ARCTAN=CATOPOSTO/CATETOADJACENTE 18/409,83 ARCTAN 2,51° MÉTODO: APLICAR FÓRMULA TRIGONOMETRIA ARCTAN=CATOPOSTO/CATETOADJACENTE 
QUADRANTE 270°-2,51 = 267,5° PORTANTO É TERCEIRO QUADRANTE ANALIZAR O QUADRANTE PRETENDIDO DE VOO E ACRECENTAR OS GRAUS NECESSARIOS. NÃO ESQUEÇA VOCÊ CALCULOU A PROA VERDADEIRA AGORA VERIFIQUE A DECLINAÇÃO MAGNÉTICA MÉDIA ENTRE ORIGEM E DESTINO E SOME CASO A DMG SEJA W OU SUBTRAIA CASO SEJA E, ASSIM VCE TERÁ A PROA MAGNÉTICA MÉDIA PARA SEU VÔO. 


4 ALTITUDE PES(FT) FL ALTITUDE ESCOLHEMOS FL 200 NÍVEL DE VOO PAR PARA 3° QUADRANTE MÉTODO: OBSERVAR O TETO DE SERVIÇO DA AERONAVE SE VOO VFR OU IFR EM AEROVIAS OU FORA, OBSERVAR TABELA NÍVEL FL CRUZEIRO PAR OU IMPAR 
0-179=impar CHECAR NA CARTA DE ROTA SE A AEROVIA NÃO MUDA DE ALTITUDE. (sentido mão única) 
180-359= par 

5 VERTICAL SPEED F/MIN 1200ft/min MÉTODO: OBSERVAR AS RESTRIÇÕES DA AERONAVE BEM COMO DO AERODROMO DE PARTIDA 


6 TOC TEMPO/NM EX; 180KT/60MIN = 3 NM/MIN MÉTODO: TOPO DA SUBIDA SABENDO-SE SUA ALTITUDE E VS DETERMINA-SE QUANTO TEMPO PARA CUMPRIR O TOC E CORRIGIR O TEMPO 
EX;20000FT/1200FPM = 16,6... 17 MIN DISTÂNCIA CONSIDERAR A VELOCIDADE NO TOC 
EX;17MIN * 3NM = 51NM 

7 TOD TEMPO/NM EX; 180KT/60MIN = 3 NM/MIN MÉTODO: TOPO DA DESCIDA SABENDO-SE SUA ALTITUDE E VS DETERMINA-SE QUANTO TEMPO PARA CUMPRIR O TOD E CORRIGIR O TEMPO 
EX;20000FT/1200FPM = 16,6... 17 MIN DISTÂNCIA CONSIDERAR A VELOCIDADE NO TOD 
EX;17MIN * 3NM = 51NM 

8 CRUZEIRO TEMPO/NM EX;410,25NM - 102NM = 308,25NM MÉTODO: CONSIDERAR A DISTANCIA E DETERMINAR O TEMPO EM FUNÇÃO DA VELOCIDADE DE CRUZEIRO 
EX;240 /60 = 4,0 NM/MIN 308,25NM/4,0NM/MIN = 60,08MIN 

9 VEL CRUZEIRO NÓS EX; 240KT MÉTODO: OBSERVAR MANUAL DA AERONAVE 

10 VEL CLIMB NÓS EX; 180KT MÉTODO: OBSERVAR MANUAL DA AERONAVE 

11 VEL INDICADA NÓS EX; 240 / (((200 * 2 ) / 1000) + 1) = 171 kt MÉTODO: OBSERVAR O FL CRUZEIRO E REDUZIR 2% A CADA 1000FT 

12 TEMPO DE VOO HORAS EX;17+17+60+10 = ( 104MIN * 100) / 60 = 1,73horas (0,73 * 60)/100 = 1:44 horas MÉTODO: SOMAR TEMPOS TOC+TOD+CRUZ+10 MIN 

13 PRESSÃO hpa/hg EX; 1013hpa / 33,88829907109 = 29,92 in/hg MÉTODO: hg * constante 33,88829907109=hpa/33,88829907109=hg 
0,967842Kgf/cm² 1,01325 bar 760mm hg 10,1797339656 mca 
14,6959487755 PSI² 1,01325 X 10 Pascais . 

14 TEMPERATURA °C °F EX; (72°F - 32) * ,055 = 22°C MÉTODO: °C=°F-32*0,55 OU °F=°C*1,8+32 

15 TEMPERATURA °C °F EX; ( 22°C * 1,8) + 32 = 72 °F MÉTODO: °C=°F-32*0,55 OU °F=°C*1,8+32 

16 UMIDADE % EX; (25°C * 100 ) / 32°C = 78% MÉTODO: REGRA DE TRES ENTRE TEMPERATURA SOLO E PONTO DE ORVALHO 

17 TEMPERATURA NO FL °C EX; FL (200 / 10 )*( -2 ) + 22 = - 18 °C MÉTODO: REDUZIR 2°C PARA CADA 1000FT DO FL DA TEMPERATURA DE SOLO 

18 HORÁRIO UTC horas EX; W 70:47:00 / 15 = 4 fuso = 60° + 10:47 = 5 fuso ( 60° até 75°) Portanto MÉTODO: DIVIDIR A LONGITUDE POR 60 PARA SABER QUANTOS FUSOS DE 15° A SOBRAS JOGAR NO PRÓXIMO FUSO 
5 horas de diferença em Santiago 19:00hs e ZULU 24:00hs PARA W SEU HORÁRIO SEMPRE SERÁ MENOR QUE UTC 
PARA E SEU HORÁRIO SEMPRE SERÁ MAIOR QUE UTC

19 CARGA lbs Bae MTOW 24000 24000 
Empty Weight 14647 14647 
Fuel 5818 4536 
Carga 3535 4497 
Passageiros 320 

EX; 14647 + 4536 + 320 = 19503 - 24000 = 4497 

1900D MTOW 17120 17120 
Empty Weight 10590 10590 
Fuel 5681 3780 
Carga 849 2430 
Passageiros 320 

EX; 10590 + 3780 +320 = 14690 - 17120 = 2430 

B-350 MTOW 14992 14992 
Empty Weight 9390 9390 
Fuel 3611 3611 
Carga 1991 1671 
Passageiros 320 

EX; 9390 + 3611 + 320 = 13321 - 14992 = 1671 


BAE SJ 41 
Mtake MTOW 24000 
Empty Weight 14647 
MLDW 23300 
Vmo opera. 250/0,52 
VLE Gear 170 
VA Manobra 180 
CG-SMC% 4,28/32,68 
VSO (sujo) 
Tor Vclimb 100%-180 
Torque Vcruise 70%-240 
Torque Vdesce 20%-180 
Tor Vaproa 20%-150 
MaxVS - + 2200 
Flaps. (9) 
Flaps (15) 160 
Flaps (25) 140 
Oil T M/max 50/110°C 
Oil Press 45/65 lbs 
Fuel press 20/65 lbs 
Hyd Press 2000/2450 
V2 
fuel 5818 
consumo 1200 
Pass/lbs 20/175 
servi ceiling 260 

BEECHCRAFT 1900d B-190 
MTake-Off 17120 
Empty Weight 10590 
M Landing 16765 
VMOopera. 247 
VLE Gear 180 
VA Manobra 184 
VS (Clean) 104 
VSO (sujo) 88 
Torque Vclimb 80%-160 
Torque Vcruise 80%-240 
Torque Vdesce 10%-180 
Tor Vaproach 25%-150 
VS - + 1500 
Flaps. (17) 198 
Flaps (35) 153 
16765 118 
16000 116 
15000 113 
V1 105 
VR 10/15° 110 
V2 115 
fuel 5681 
consumo 1000 
Passenger 19 
service ceiling 250 

KING AIR 350 B-350 
MTake-Off 14992 
Empty Weight 9390 
M Landing 
VMOopera. 263 
Turb Speed 170 
VLE Gear 184 
VA Manobra 184 
VS (Clean) 
Propeller 1600 
Torque Vcruise 85%-240 
Toque Vclimb 80%-170 
VS 2731 
Aprox. 1/2 202 
Flaps full 158 
15000 109 
13000 102 
10000 100 

V1 104 
VR 111 
V2 117 
fuel 3611 
consumo 1000 
Passenger 9 
service ceiling 350

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