Chega o ATR 72-600 da Azul

No dia 18 de Outubro de 2011, decolava de Toulouse, França, o primeiro ATR 72-600 que operará Américas. De matrícula PR-ATR, seguiu viagem até o Aeroporto de Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Com um pernoite programado, passou-se o primeiro dia do traslado do mais novo avião da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.



Dia 19 de Outubro de 2011. O símbolo de uma nova era dos Turbo-hélices decola do Aeroporto de Lanzarote com destino a Recife, com escala programada no Aeroporto Internacional Praia, em Cabo Verde. Após parada na Ilha de Santiago, o ATR 72-600 da Azul chega a Recife e, já em solo brasileiro, inicia seu repouso.


Manhã do dia 20 de Outubro de 2011. Decolava com destino a Confins, Belo Horizonte, aquele que será usado pela Azul no transporte regional de passageiros, partindo de Campinas, sendo a referida companhia a pioneira na operação desses modernos turboélices.


Meio dia e meia do dia 20 de Outubro de 2011. Dois entusiastas e apaixonados pela Azul almoçam no Aeroporto Internacional de Confins. Sendo chamados às pressas por William Lara, da Assessoria de Imprensa da Azul, ambos vão correndo para a sala da INFRAERO obter as credenciais necessárias para o acesso ao pátio. Tudo foi feito muito rapidamente e, após cinco minutos, estavam todos dentro de uma van, sendo conduzidos pelas entranhas do aeroporto até o pátio de aviação geral.
Mesmo sem nada dizer, estavam ansiosos e felizes com o que aconteceria em breve. Desceram eles do transporte e, logo puseram-se a ligar as câmeras, a abrir os blocos de notas e, a observar atentamente as aeronaves em aproximação.
Meio dia e cinquenta minutos do dia 20 de Outubro de 2011. Eis que um som diferente surge no horizonte. Todos correm, apontam suas câmeras, ajustam o foco, conferem se as canetas realmente escrevem… ainda sem nada ver, mas com tudo a se ouvir, ansiosos, os segundos parecem passar mais devagar.
Como uma surpresa agradável que é dada a uma criança no dia de seu aniversário, surge a poucos metros do chão o primeiro ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, às doze horas e cinquenta e um minutos. Com um forte vento de través causado pelo sistema de alta pressão a Norte de Confins e por decorrência da aproximação frontal que era esperada nas próximas horas, as asas do ATR pareceram dançar ao vento. Com muita destreza, o toque suave. Com habilidade, o acionamento dos reversores. Com firmeza, a desaceleração. Com alegria, a comemoração: havia chegado, havia chegado, caro leitor, o primeiro turboélice da série 600 da ATR a operar nas américas.



Livrando a pista em uso pela Taxiway Foxtrot, cortou-se o motor de número um. Ele ainda seguiria em frente via Alfa e Charlie, até o pátio dois, de aviação geral.


Passando à nossa frente, vagarosamente, o ATR seguiu até a posição instruída e, acionando os freios de estacionamento, cortou o motor de número dois.


De acordo com a fabricante, em sua página na internet, o ATR -600 traz capacidade operacional nova para a família ATR através de excelente desempenho na decolagem em pistas curtas, carga máxima aumentada, redução dos custos de manutençã, cabine redesenhada e mais recente tecnologia de aviônicos. A Série ATR -600 goza das últimas inovações em um cockpit simplificado com funções integradas e avançadas de displays de LCD, reforço da segurança, manuseio melhorado para pilotos, dentre outros recursos.






Com capacidade para 68 passageiros, o novo avião da Azul tem seu interior desenhado levando em consideração o conceito de Elegância, produzido pela ATR. Novos tipos de assentos, novo desenho interno e, contando com uma exclusiva iluminação de LED para a criação de novos ambientes, o turboélice combina conforto com sofisticação em uma proporção nunca antes vista.



Uma vez parado, o desembarque dos pioneiros em trazer o ATR -600 ao Brasil começou. Dois Comandantes da ATR e, quatro pilotos da primeira turma de tripulantes do ATR 72-600 da Azul desceram acompanhados de alguns diretores e fiscais da receita federal. Todos juntos, alegres, felizes e contentes com o sucesso da operação de traslado, comemoraram posando para uma foto coletiva.





Visão de um passageiro assentado logo ao lado do motor de número dois.





Víamos ao longe um ônibus da INFRAERO. A cada segundo, ele ficava mais perto nós e, sentíamos que já estávamos longe do ATR. Todos embarcados, iniciamos nosso retorno até o saguão do aeroporto. Ao longe, um avião que representa não somente alguns milhões de dólares. O ATR 72-600 da Azul marca um fato histórico. A primeira companhia aérea de transporte aéreo regular das Américas a voar o ATR 72-600 é brasileira, é da cor do céu, é Azul.
A todos os que estavam presentes na quinta-feira, fica um sentimento de satisfação em fazer parte da história. Fica a alegria de poder acompanhar a chegada de um avião que marcará a empresa aérea mais inovadora em operação na América, que é sinônimo de qualidade e respeito ao cliente e tripulante. Estar em Confins, recebendo o ATR 72-600 da Azul não foi somente mais um evento que o PlusAviation cobriu. Estar lá foi uma honra que foi proporcionada por apaixonados por aviação que, sensivelmente, nos deram essa oportunidade. Quero aqui deixar meu agradecimento ao Panda, ao William Lara, à Carolina Constantino, à Flávia Mesquita e a todos os que nos apoiaram neste dia.
Muito mais que realizar a compra de um novo avião, a Azul demonstra real interesse em satisfazer o cliente, conquistando cada vez mais espaço no mercado. Hoje, sendo a terceira maior companhia aérea em operação no Brasil, com menos de três anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras faz história novamente com a compra do ATR 72-600. Aos clientes que serão transportados, fica a certeza da satisfação pela escolha da Azul, afinal de contas,só a Azul é você lá em cima!






Créditos: Danilo Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário